ProPixel Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seu mundo de criatividade!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

CÁSEOS AMIGDALIANOS: SAIBA O QUE SÃO, OS SINTOMAS E COMO TRATAR

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Zer0

Zer0
Ocasional

Os cáseos amigdalianos são as conhecidas “bolinhas na garganta” e estão associados à amigdalite e outros desconfortos na região da boca e garganta. Entenda!
Os cáseos amigdalianos ou caseum são partículas viscosas que aparecem nas amígdalas e nem sempre podem ser vistas a olho nu. As também conhecidas como “bolinhas na garganta” geralmente são eliminadas para tratar problemas como amigdalite (ou tonsilite crônica caseosa).
A amigdalite trata-se basicamente de um incômodo ou irritação constante na região da garganta e pode ser relacionada a outros sintomas como mau hálito (halitose), desconforto contínuo, vermelhidão e aumento das amígdalas.

CONHEÇA OS CÁSEOS AMIGDALIANOS

As famosas bolinhas brancas ou amareladas que aparecem na garganta não são contagiosas e se formam em pequenas cavidades nas amígdalas – as criptas amigdalianas. O nome cáseo vem da palavra em latim caseum, que significa “queijo”, uma vez que o formato dos cáseos amigdalianos parecem bolinhas de queijo.
Os cáseos amigdalianos apresentam cheiro forte e desagradável e podem ser expelidos durante a fala, espirro e tosse. Em alguns casos, eles devem ser eliminados das amígdalas por um procedimento em que são utilizados instrumentos específicos ou até pressionando as amígdalas, o que pode provocar leves ferimentos.
O problema é comum de aparecer e ainda não existe um método não incômodo e não invasivo para tratá-lo de forma efetiva. O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente e exploração das amígdalas.
Os cáseos são perceptíveis a olho nu na maioria dos casos e sua formação provoca o acúmulo de pelo morta (queratina) nas amígdalas, proteínas salivares e restos alimentares.

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns que podem aparecer por causa dos cáseos amigdalianos são:

  • Amigdalites (caseosa e de repetição);

  • Desconforto para engolir;

  • Febre alta;

  • Inflamação na garganta;

  • Saburra lingual (língua esbranquiçada).


TRATAMENTO

O tratamento que elimina de maneira efetiva as bolinhas na garganta é a retirada das amígdalas. Contudo, os especialistas evitam fazer a amigdalectomia, pois é uma cirurgia de grande porte, que é dolorosa e tem grave risco de sangramento pós-operatório.
Existe ainda a possibilidade de se realizar uma tunelização por radiofrequência, procedimento que é menos desconfortável e mais simples do que a amigdalectomia. Porém, nem todas as pessoas podem ser submetidas a essa tunelização, pois depende da anatomia e da atividade do reflexo nauseoso do paciente.
A criptólise a laser ou amidalectomia parcial a laser também é uma opção de tratamento, ainda que menos convencional. O procedimento é realizado sob uma anestesia local e utiliza o laser para retirar parte das amígdalas até que seja possível abrir as criptas, evitando assim o acúmulo dos cáseos.
As pessoas mais diagnosticadas com o problema são adultas, que podem ser tratadas também com antibióticos ou anti-inflamatórios prescritos por um médico. Outras ações que podem ajudar a eliminar os cáseos são:

  • Evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas;


  • Gargarejo com um copo de água e uma colher sal após as refeições;


  • Hidratação contínua;


  • Manter a higiene bucal completa e frequente;


  • Utilização de enxaguantes bucais.


A manutenção da higiene oral completa, a ingestão de bastante água e a escolha diária por hábitos de vida saudáveis são o segredo da saúde oral perfeita. Você tem cuidado de sua saúde? Compartilhe conosco e com seus amigos quais são seus hábitos mais saudáveis, assim você pode ajudar mais pessoas a melhorar a qualidade de vida!

Reborn

Reborn
Ocasional

Eu tenho, sofro muito, um tópico muito útil aqui no fórum!!!

Kincy

Kincy
Fundador

De vez enquando aparece esse desgraça em mim também

http://www.propixelforum.com

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos