Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

ProPixel - Seu mundo de criatividade! » Diversos » Café » CÁSEOS AMIGDALIANOS: SAIBA O QUE SÃO, OS SINTOMAS E COMO TRATAR

CÁSEOS AMIGDALIANOS: SAIBA O QUE SÃO, OS SINTOMAS E COMO TRATAR

Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Zer0

avatar
Ocasional
Os cáseos amigdalianos são as conhecidas “bolinhas na garganta” e estão associados à amigdalite e outros desconfortos na região da boca e garganta. Entenda!
Os cáseos amigdalianos ou caseum são partículas viscosas que aparecem nas amígdalas e nem sempre podem ser vistas a olho nu. As também conhecidas como “bolinhas na garganta” geralmente são eliminadas para tratar problemas como amigdalite (ou tonsilite crônica caseosa).
A amigdalite trata-se basicamente de um incômodo ou irritação constante na região da garganta e pode ser relacionada a outros sintomas como mau hálito (halitose), desconforto contínuo, vermelhidão e aumento das amígdalas.

CONHEÇA OS CÁSEOS AMIGDALIANOS

As famosas bolinhas brancas ou amareladas que aparecem na garganta não são contagiosas e se formam em pequenas cavidades nas amígdalas – as criptas amigdalianas. O nome cáseo vem da palavra em latim caseum, que significa “queijo”, uma vez que o formato dos cáseos amigdalianos parecem bolinhas de queijo.
Os cáseos amigdalianos apresentam cheiro forte e desagradável e podem ser expelidos durante a fala, espirro e tosse. Em alguns casos, eles devem ser eliminados das amígdalas por um procedimento em que são utilizados instrumentos específicos ou até pressionando as amígdalas, o que pode provocar leves ferimentos.
O problema é comum de aparecer e ainda não existe um método não incômodo e não invasivo para tratá-lo de forma efetiva. O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente e exploração das amígdalas.
Os cáseos são perceptíveis a olho nu na maioria dos casos e sua formação provoca o acúmulo de pelo morta (queratina) nas amígdalas, proteínas salivares e restos alimentares.

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns que podem aparecer por causa dos cáseos amigdalianos são:

  • Amigdalites (caseosa e de repetição);

  • Desconforto para engolir;

  • Febre alta;

  • Inflamação na garganta;

  • Saburra lingual (língua esbranquiçada).


TRATAMENTO

O tratamento que elimina de maneira efetiva as bolinhas na garganta é a retirada das amígdalas. Contudo, os especialistas evitam fazer a amigdalectomia, pois é uma cirurgia de grande porte, que é dolorosa e tem grave risco de sangramento pós-operatório.
Existe ainda a possibilidade de se realizar uma tunelização por radiofrequência, procedimento que é menos desconfortável e mais simples do que a amigdalectomia. Porém, nem todas as pessoas podem ser submetidas a essa tunelização, pois depende da anatomia e da atividade do reflexo nauseoso do paciente.
A criptólise a laser ou amidalectomia parcial a laser também é uma opção de tratamento, ainda que menos convencional. O procedimento é realizado sob uma anestesia local e utiliza o laser para retirar parte das amígdalas até que seja possível abrir as criptas, evitando assim o acúmulo dos cáseos.
As pessoas mais diagnosticadas com o problema são adultas, que podem ser tratadas também com antibióticos ou anti-inflamatórios prescritos por um médico. Outras ações que podem ajudar a eliminar os cáseos são:

  • Evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas;


  • Gargarejo com um copo de água e uma colher sal após as refeições;


  • Hidratação contínua;


  • Manter a higiene bucal completa e frequente;


  • Utilização de enxaguantes bucais.


A manutenção da higiene oral completa, a ingestão de bastante água e a escolha diária por hábitos de vida saudáveis são o segredo da saúde oral perfeita. Você tem cuidado de sua saúde? Compartilhe conosco e com seus amigos quais são seus hábitos mais saudáveis, assim você pode ajudar mais pessoas a melhorar a qualidade de vida!

Reborn

avatar
Ocasional
Eu tenho, sofro muito, um tópico muito útil aqui no fórum!!!




Kincy

avatar
Fundador
De vez enquando aparece esse desgraça em mim também



Criado com muito 
http://www.propixelforum.com

Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum