ProPixel Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seu mundo de criatividade!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Cientistas já sabem como detectar vida alienígena em planetas muito distantes

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Zer0

Zer0
Ocasional

Na tentativa de descobrir a existência da vida extraterrestre, ou, ao menos, a habitabilidade de exoplanetas, astrônomos costumam analisar uma série de dados, incluindo sua posição em seu sistema estelar (a chamada "zona habitável"), bem como indícios de água no estado líquido e composição da superfície planetária.

Só que essa missão fica um pouco mais complicada quando esses planetas estão muito distantes da Terra, a milhares e milhares de anos-luz. Mas, agora, uma equipe de pesquisadores publicou um estudo no Science Advances explicando uma maneira mais eficiente de detectar a vida extraterrestre em planetas extremamente distantes, simplesmente analisando os gases de sua composição.

No documento, Joshya Krissansen-Totton, da Universidade de Washington, sugere que basta procurar por misturas específicas de substâncias na atmosfera dos planetas para suspeitar que ali haja algum tipo de vida. Ao analisar meticulosamente várias misturas de gases na atmosfera terrestre, a equipe acredita que é possível comparar a mistura de gases em outras atmosferas para indicar a presença de vida.

"É muito difícil produzir muito oxigênio sem vida", explicou o cientista. "Mesmo que a vida seja comum no cosmos, não temos ideia se ali existirá vida que produza oxigênio, pois a bioquímica da produção de oxigênio é muito complexa e pode ser bastante rara", declarou. Com isso em mente, a ideia é que planetas sem vida terão em suas atmosferas misturas previsíveis de gases, mas se detectarmos um planeta onde os gases estejam em desequilíbrio, essa pode ser um indício da existência de vida, ainda que muito diferente da terrestre.
Entre os desequilíbrios específicos já previstos pelos cientistas, está a presença de metano e dióxido de carbono, mas com ausência de monóxido de carbono. Esse seria um cenário indicativo de algum tipo de vida no planeta em questão.



Última edição por Zer0 em Sex Jan 26, 2018 3:12 pm, editado 1 vez(es)

Teteu

Teteu
Experiente

A humanidade está próxima de fazer uma das maiores descobertas da sua história,descobrir vida alienigena em outros planetas, pra mim é óbvio que exista novas formas de vida nessa imensidão universal, bilhões de galaxias e em cada galaxia bilhões de sistemas solares de diferentes tipos ou até mesmo iguais ao nosso, nos exoplanetas ou até mesmo aqui do" lado" o nosso vizinho marte possa existir uma forma de vida tão complexa que ainda não sejamos aptos a detectar, A NASA tem uma missão para marte em 2030 se não estou enganado, ai sim teremos uma forma melhor de avaliar nossos conceitos em relação a vida fora do nosso planeta e mais uma porta que se abre para novas explorações espaciais.

Zer0

Zer0
Ocasional

concordo com você amigo

Reborn

Reborn
Ocasional

Esperar para ver

Kincy

Kincy
Fundador

Interessante....

http://www.propixelforum.com

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos